quarta-feira, abril 16, 2008

Calvinbol

Uma das criações mais interessantes do Bill Watterson no universo do Calvin e Haroldo, sem sombra de dúvida, foi o famoso Calvinbol, o esporte onde a única regra é que não se pode repetir a mesma regra duas vezes. Nele a cada instante são criadas novas regras com a mesma facilidade com que antigas são descartadas, todas com o objetivo de fazer o Calvin ganhar, é claro, mesmo que ele não assuma isso...

Abaixo você segue uma compilação de "regras" retirada do site Simply Calvin and Hobbes e uma sequência de tirinhas que mostra o Calvin jogando o famoso jogo com a babá Rosalyn.


"Aqui está uma compilação das "regras" do Calvinbol através dos anos. É claro que todas elas estão abertas para interpretação e contradição...

As Regras Não-Oficiais do Calvinbol

1.1 - Todos os jogadores devem usar uma máscara de Calvinbol (Veja Equipamentos de Calvinbol - 2.1). Ninguém questiona as máscaras.

*IMPORTANTE -- As regras a seguir estão sujeitas a serem mudadas, trocadas ou descartadas de acordo com o(s) jogador(es) envolvidos.

1.2 - Qualquer jogador pode criar uma nova regra a qualquer hora do jogo. O jogador deverá dizer em tom audível ou silenciosamente dependendo em que zona o jogador esteja.

1.3 - O jogador deve usar Calvinbola (Ver equipamento de Calvinbol 2.2) e de qualquer maneira o jogador deverá ver qualquer machucado ocasional como auto recompensa.

1.4 - Qualquer punição pode ser feita na forma de dor, constrangimento ou qualquer outra coisa ficando o criador da regra apto a impor a pena ao seu adversário.

1.5 - O Campo de Calvinbol (Veja Equipamentos de Calvinbol - 2.3) deve consistir de áreas ou zonas governadas por um conjunto de regras declaradas espontaneamente e inconsistentemente pelos jogadores. Zonas podem aparecer ou desaparecer quando e onde o jogador quiser. Zonas devem ser nomeadas por causa disso. Por exemplo, um zona corolária obriga um jogador a fazer um corolário (sub-regra) para qualquer regra que tenha sido declarada, será declarada ou poderá ser declarada. Uma região de poema pernicioso requer que o intruso faça o que o seu nome implica. Ou uma zona de oposição permite ao jogador declarar contrária a jogablidade dos outros. (Lembre-se, o jogador deverá declarar a zona de oposição por não declará-la.)

1.6 - Bandeiras (Equipamento de Calvinbol 2.3) devem ser nomeadas pelos jogadores os quais dizem os poderes e as regras as quais imperam naquela bandeira num particular momento naquele jogo em particular.

1.7 - Músicas são partes integrais do Calvinbol e versos deverão ser declarados espontaneamente durante o jogo quando eventos aleatórios acontecerem. Estes eventos aleatórios serão nomeados e apontados depois que o jogador provocar o evento.

1.8 - O placar deverá ser guardado ou desguardado. No evento em que o placar é guardado ele não deverá ter interferência no jogo nem ter consistência lógica para ele. (Placares legais incluem "Q a 12", "BW-109 a YU-34", e "Sangramento Nasal a Tesoureiros".)

1.9 - Qualque regra acima que é usada durante o curso do jogo não deverá ser mais usada causando o mesmo resultado. Jogos de Calvinbol nunca deverão ser jogados do mesmo jeito duas vezes.

Equipamento de Calvinbol

2.1 Máscara - Todos os participantes deverão usar a máscara.

2.2 Calvinbola - A bola de Calvinbol pode ser uma bola de futebol, vôlei, ou qualquer outro objeto razoável, ou não razoável, esférico ou não esférico.

2.3 Campo de Calvinbol - O campo de Calvinbol deverá ser qualquer campo com tamanho razoável, preferencialmente com árvores, pedras, grama, galhos, e outros obstáculos naturais
a saúde.

2.4 Miscelânia - Outros equipamentos opcionais incluem bandeiras, arcos (especialmente os de espaço-tempo), e qualquer coisa que os jogadores queiram incluir.

** Estam regras não são pedidas, nem necessárias para se jogar Calvinbol.
Agradecimento especiais ao criadores do Calvinbol, Bill Watterson, Calvin e Haroldo."














 
^