domingo, junho 22, 2008

Perfil: Calvin

Hoje estou começando uma série de posts que eu pretendo fazer, onde vou tentar traçar um perfil dos personagens dando a origem e o porque deles terem esses nomes, algumas características próprias e algumas curiosidades. Pros fãs, talvez, a maioria das informações já sejam conhecidas, mas pra quem está entrando em contato agora com a tirinha poder ser um prato cheio pra tentar se aprofundar um pouco.

Como não podia deixar de ser começaremos pela nossa personagem principal, nosso menino treloso que todo mundo adora, o Calvin.

Calvin

Calvin, o menino de imaginação fértil, que tem como melhor amigo um tigre, que para muitos não passa de um bichinho de pelúcia, mas que para ele tem vida e é seu companheiro para todas as horas, teve seu nome inspirado no famoso teólogo John Calvin (1509-1564), ou João Calvino, no bom e velho português, que acreditava na predestinação. Fato que pode ser facilmente percebido nos diálogos de algumas tirinhas mais “filosóficas” onde o tema predestinação é recorrente.


Com 6 anos Calvin é uma criança normal, como muitas outras. Não gosta de ir pra cama, e nem de tomar banho, dá trabalho pra comer e é muito hiperativa. Seus pais, a babá Rosalyn, sua vizinha Susie Derkins e por muitas vezes Haroldo, seu fiel companheiro, são as vítimas das suas peraltices, que quando combinadas com a sua imaginação, ganham proporções estratosféricas levando qualquer um à loucura.
Sua vítima principal é a Susie. Vizinha e colega de classe, a coitada tem sua vida infernizada por ele o tempo inteiro. Desde supostos lanches estranhamente bizarros até planos infalíveis, que sempre falham, para tentar acertá-la com bolas de neve. Mas tenho eu que tudo isso é por uma justa causa. Quem nunca, quando pequeno, perturbou aquela garotinha que mais tarde veio a ser seu primeiro amor? Não sei se este é o caso do Calvin, por que não me surpreenderia se ele fizesse isso só de levado mesmo, mas tenho minhas dúvidas.
Como já foi dito, a imaginação dele é incrivelmente fértil, e isso pode ser visto nos diversos alteregos que ele possui. Cosmonauta Spiff, Tracer Bullet, Homem Estupendo, sem falar nos dinossauros, lobisomens, jacarés e outros seres que ele incorpora quando sua imaginação está a mil. Cada um contém uma característica própria que só se “revela” em determinadas situações, como por exemplo, o Cosmonauta Spiff que geralmente aparece na escola, quando, ao invés, de estar prestando atenção na aula, Calvin está sonhando acordado, e os professores se transformam nos temíveis Zorgs e ele, valentemente, tem que derrotá-los.

Apesar de se comportar como qualquer criança de sua idade, ele não é de todo comum. Calvin apresenta muito das facetas do seu criador, o Bill Watterson, e isso o torna uma criança singular, que muitas vezes apresenta pensamentos e linguagens que não batem como seu perfil de idade, mas que são apresentadas de forma tão genial que você acredita que ele está falando realmente isso.


Calvin nas palavras do seu criador:
"Calvin tem o nome de um teólogo do século dezesseis que acreditava em predestinação. A maioria das pessoas presume que Calvin é baseado num filho meu, ou baseado em memórias detalhadas da minha infância. Na verdade eu não tenho filhos, e eu era uma criança bastante quieta e obediente - quase o oposto de Calvin. Uma das razões do personagem Calvin ser divertido de escrever é que muitas vezes eu não concordo com ele.
Calvin é autobiográfico no sentido de que ele pensa nas mesmas questões que eu penso, mas nisso, Calvin reflete a minha vida adulta mais do que a minha infância. Muitas das lutas de Calvin são metáforas das minhas. Eu suspeito que a maioria de nós envelhece sem crescer, e que dentro de cada adulto (às vezes não muito para dentro) há um garoto mimado que quer tudo do seu jeito. Eu uso Calvin como uma válvula de escape para a minha imaturidade, como uma maneira de comentar a natureza humana. EU não irira querer Calvin na minha casa, mas no papel, ele me ajuda a pôr ordem na minha vida e entendê-la." - Bill Watterson

 
^