segunda-feira, julho 07, 2008

Perfil: Haroldo

Haroldo

Haroldo, que teve seu nome inspirado no filósofo Thomas Hobbes (1588 – 1679) cuja visão da natureza humana era um tanto obscura e pessimista, e suas feições e personalidade inspiradas na gata Sprite do próprio Bill Watterson, é o tigre de pelúcia do nosso querido Calvin. Quer dizer, tigre de pelúcia se você não for o Calvin, porque pra ele o Haroldo é tão real como qualquer outra personagem que povoa suas tirinhas e ai de quem falar o contrário.

Dotado de um humor sagaz e muitas vezes non-sense, ele, de acordo com o próprio Calvin, é o melhor companheiro que alguém poderia querer. Amigo, parceiro, Haroldo está sempre ao lado do garoto nas suas estripulias, muitas vezes agindo como o juízo dele, outras vezes, o incentivando a aprontar mais ainda.

Tiradas geniais, às vezes rabugento, aquele jeito carinhoso e ao mesmo tempo malicioso que só os felinos tem, o carisma com as mulheres, – bem, se eu fosse um bichinho de pelúcia fofinho aposto que meu carisma com elas seria maior também – são características que muitas vezes acabam o ajudando a roubar a cena e se sobressair em relação ao nosso amigo de gênio esquentado, o que o deixa enfurecido, por sinal.



Isso, por sinal, é outro aspecto da relação dos dois. O Calvin está sempre ficando aborrecido com o Haroldo, por estar sempre levando a culpa, afinal, para ele, a travessura não é culpa total dele e sim dos dois, e por isso, deve ser dividida entre ambos, coisa que não acontece. Sobra sempre pra ele.

Apesar da total dependência ao Calvin, afinal, querendo ou não, ele só “existe” na presença dele, Haroldo, como todo felino, é um ser independente, ultrapassando a barreira entre a imaginação e a realidade e nos plantando a sementinha da dúvida, “Como assim ninguém além do Calvin consegue vê-lo?”, “Afinal o Haroldo é real ou não?”.



É nesse ponto onde a genialidade do Bill Watterson se revela, pois na mão de qualquer outro, o Haroldo seria apenas um tigre fruto da imaginação fértil de um garoto. Mas não, aqui ele é mais que isso, é tão real quanto qualquer outro e, muito mais do que um fruto da imaginação, é um ser com vontades próprias que as expõe e as realiza mesmo contra a vontade do seu “criador”. E é principalmente isso que o torna uma personagem tão singular entre tantas outras que existem.


Haroldo nas palavras do seu criador:
"O nome do Haroldo, que em inglês é Hobbes, foi escolhido devido à um filósofo do século XVII (Hobbes, Thomas -- 1588-1679) com uma visão obscura da natureza humana. Haroldo tem a paciência e o bom senso da maioria dos animais que eu conheci. Para criar Haroldo eu me inspirei em uma das minhas gatas, que era cinza e se chamava Sprite. Sprite não apenas me forneceu as características faciais e a idéia do corpo longo do Haroldo, como também foi o modelo para a sua personalidade única. Ela era inteligente, amiga e me entusiasmava o jeito que ela pulava em cima de mim. Foi Sprite que me sugeriu a idéia do Haroldo cumprimentando o Calvin na porta em alta velocidade. A idéia das duas versões do Haroldo é geralmente mal compreendida. Eu não penso no Haroldo como um boneco que milagrosamente ganha vida quando Calvin está por perto. Também não penso nele como um produto da imaginação de Calvin... Calvin vê Haroldo de uma maneira, e os outros personagens de outra. Eu mostro duas versões da realidade, e cada uma delas faz total sentido para o personagem que participa da cena em questão. Eu acho que é assim que a vida é... Nenhum de nós enxerga o mundo exatamente da mesma maneira, e eu apenas passei este sentimento para a tirinha." - Bill Watterson

 
^